Cuidados essenciais com nossas joias:

Se você usa ou já usou alguma joia de prata, sendo ela aliança, colar ou pulseira, muito provável que ela tenha escurecido em questões de dias ou mesmo meses de uso.

Esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário.

Se a sua joia de prata não escureceu, talvez seja ideal visitar a loja que comprou para questionar a qualidade do produto, há 99% de chance de o produto não ser de prata.

 

Vamos entender por que a prata escurece

A prata escurece na maior parte das vezes devido a ação do enxofre.

O enxofre está presente no nosso dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição.

Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.

O suor também auxilia no escurecimento da prata, composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, o suor ajuda a joia a se misturar com o gás de enxofre, formando a camada escura sobre a peça.

O alto nível de ácido úrico no organismo pode interferir diretamente na prata também.

  

Como evitar o escurecimento de nossas joias?

Agora que já conhecemos o agente causador, vamos aprender as 6 melhores práticas para evitar o escurecimento da sua joia e manter sua beleza por muito mais tempo. Continue lendo o texto até o fim!

 

  1. Evite utilizar as joias ao mexer com produtos químicos

Quando for se dedicar as tarefas domésticas — lavar louças, roupas ou dar faxina na casa — tome o cuidado de retirar suas joias de prata e guardá-las em local seguro.

O contato das joias com os produtos químicos pode causar danos e para garantir o uso correto não manuseie sabão, detergente ou qualquer outro produto químico utilizando, por exemplo, pois eles são altamente prejudiciais a sua joia.

  1. Ao dormir, tire-a e enrole num papel higiênico

Apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico é contínua, retire aliança, brincos e correntes antes de se deitar e enrole-as em um pedaço de papel higiênico para evitar que a prata escureça e garanta que a sua joia continue impecável por mais tempo.

  1. Armazene sua joia em um local seco e arejado

Manter o simples cuidado de guardar suas joias de maneira correta vai proporcionar beleza duradoura e ainda as deixarão com aspecto de recém-compradas, mesmo um longo período após a aquisição.

Como a umidade também é uma das razões por que a prata escurece, ao armazenar seus adornos escolha um local limpo e seco, longe da exposição solar e da umidade. Uma boa ideia é optar por porta-joias ou caixas organizadoras, preferencialmente revestidos com veludo ou outro tecido, para manter as peças em segurança.

  1. Guarde cada item separadamente

Seria bastante desagradável se porventura você encontrasse a sua aliança de compromisso riscada, não é mesmo? Para evitar esse desapontamento o aconselhável é guardar cada peça separadamente.

É indicado guardar brincos, anéis, relógios e correntes em compartimentos isolados ou utilizar saquinhos individuais confeccionados em tecidos macios para impedir o atrito com outros acessórios, o que pode ocasionar os temidos riscos e outros danos.

  1. Distancie-se do contato com cosméticos

Passar por uma sessão de beleza é revigorante e indispensável para manter a autoestima elevada. Sempre que for fazer um procedimento químico no salão ou aplicar algum cosmético em casa, como perfume, cremes e maquiagens, não deixe que a prata dos seus acessórios tenha contato com os produtos.

Evite usar brincos colares e anéis nessas situações e ao passar cremes e perfume sobre o corpo, espere o cosmético secar completamente antes de colocar suas joias a fim evitar que estraguem ou manchem.

  1. Não entre no mar ou piscina usando acessórios de prata

Se você não abre mão de usar peças de prata na praia ou à beira da piscina é preciso seguir algumas recomendações para não se frustrar depois.

Tanto a água do mar quanto o cloro são agentes relacionados ao por que a prata escurece. Para evitar que isso ocorra não entre no mar ou na piscina utilizando as joias, visto que elas podem ter as características originais alteradas, ser corroídas e se tornar opacas.

Dica de limpeza:
Limpar suavemente a joia com uma flanela seca, até alcançar o brilho esperado.